Logotipo
  • 21 96499-7191
  • anagea@anagea.org.br
  • São Paulo São Paulo
Membro da ANAGEA participa de Audiência Pública para criação de Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Sorocaba
19.11.2008 – Membro da ANAGEA participa de Audiência Pública para criação de Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Sorocaba

O 1º vice-presidente acadêmico da ANAGEA, Sr. Alexandre Gomes Robim, participou no último dia 19/11 (quarta-feira), da audiência pública para a criação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da cidade de Sorocaba. Com mais de 600 mil habitantes, Sorocaba é hoje uma das cidades de maior desenvolvimento industrial do estado, um exemplo disso foi o anuncio da instalação de uma nova fabrica da Toyota com um investimento da ordem de 700 milhões de dólares, que dará inicio a implantação de um dos “Sete Parques de Desenvolvimento Tecnológicos” que serão distribuídos em cidades economicamente estratégicas do estado, e também por isso a criação da Secretaria de Meio Ambiente na cidade se faz urgente e necessária. Ela atualmente é agregada a Secretaria de Habitação, Urbanismo “e” Meio Ambiente – o que, por si só, já é uma contradição. Alexandre foi convidado pelo vereador do PV, Jessé Loures, para compor a Plenária. Representando o Prefeito Vitor Lippi, estavam o Secretário de Habitação. Urbanismo e Meio Ambiente José Dias Batista Ferrari e o Secretário Rodrigo Moreno. Também estiveram presentes no evento representantes do Sindicato Rural de Sorocaba, os vereadores do (PSDB) do município, João Donizete Silvestre e Francisco Moko Yabiku; o ex-vereador e atual presidente do PC do B local Gabriel Bittencourt; o vice diretor da CIESP Mario Tanigawa; representando a Universidade de Sorocaba (UNISO) o coordenador do curso de Gestão Ambiental Prof. Nobel Penteado de Freitas; representantes de ONGs e os alunos do Centro Acadêmico de Gestão Ambiental da UNISO (CATGA-UNISO).

o Secretario de Recursos Humanos Rodrigo Moreno; Secretário da SEHAUM José Dias Batista Ferrari; Vereador Jessé Loures (PV); Vice-Diretor do Ciesp Mario Tanigawa e Profº. Nobel Penteado

Alexandre parabenizou o prefeito pela iniciativa da criação da Secretaria e a Câmara Municipal pela realização da audiência publica para discutir com a sociedade a formação de uma secretaria tão importante.

Como não poderia deixar de ser, Alexandre representando a classe dos Gestores Ambientais indagou o Secretario Ferrari quanto a inclusão dos gestores e sua participação na formação da secretaria: O Gestor Ambiental é profissional capacitado para atuar na área e que têm como componente curricular de sua formação, disciplinas que vão desde Educação Ambiental até Sistemas de Gestão Ambiental em Industrias.

O atual Secretário de Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente, Ferrari, respondeu que o Gestor Ambiental é um profissional necessário para que uma secretaria de meio ambiente seja coerente em suas ações. Disse que os profissionais técnicos serão contratados por concurso público, e que o gestor poderá concorrer aos cargos exigidos. Bem diferente do ocorrido em Tocantins, onde os Gestores Ambientais não poderiam concorrer aos cargos por puro desconhecimento do poder público. Um passo importante foi dado, o primeiro de muitos.

Logotipo
Endereço
  • Largo Sete de Setembro-52 Cj 303
  • -Liberdade
  • São Paulo-São Paulo
Inovação e Companhia - 2021