Logotipo
  • 21 96499-7191
  • anagea@anagea.org.br
  • São Paulo São Paulo
Semana do meio ambiente de 2009
01.06.2009 – ANAGEA na Semana do Meio Ambiente 2009

Após abrir a Semana de Meio Ambiente da Universidade de Sorocaba (UNISO) no dia 01 de junho de 2009, que contou com a participação de alunos do curso de tecnologia em gestão ambiental, engenharia ambiental, engenharia da produção e tecnologia em logística, os membros diretores liderado pelo Presidente Int. Alexandre Robim, Diretor Institucional José Ramos de Carvalho, 1º Secretário Hugo D’ Ângelo e o Diretor de Formação Política Sócio-ambiental Emerson Luiz do Nascimento iniciaram uma viagem que cortou o Estado de São Paulo rumo a Cidade de Cuiabá no Estado do Mato Grosso – mas antes fizeram uma parada para apresentar a ANAGEA aos alunos do curso de tecnologia do Centro Universitário de Votuporanga (UNIFEV), para falar sobre as questões que envolvem a carreira como a regulamentação profissional, o mercado de trabalho e o registro profissional, além de estudar a futura fundação de uma sede da associação naquela região.

Seguindo caminho em um percurso com mais de 1.600 km, os gestores ambientais puderam observar aspectos importantes da paisagem brasileira a partir da cidade de São Paulo, com um panorama urbano de uma megalópole, seguida pela paisagem da zona de transição de Mata Atlântica para o Cerrado em Sorocaba e da bela Serra do Japi em Jundiaí, até os grandes sertões dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, hoje quase todo ocupado pela monocultura da soja, milho, cana-de-açúcar e algodão, além do rebanho bovino.

Finalmente chegando a Cuiabá onde o 1º vice presidente Fransueldo Pereira se juntou ao grupo, também falaram aos alunos de gestão ambiental e técnicos em meio ambiente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Mato Grosso das questões pertinentes a profissão e arregimentando mais membros para o movimento.

A viagem teve também como objetivo uma visita a Fazenda Buriti, localizada no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães à 50 km de Cuiabá com a intenção de estudar uma parceria entre a ANAGEA e a Fundação Buriti presidida pelo Pr. José Henrique Cordeiro, para desenvolver projetos de ecoturismo voltado a profissionais e estudantes da área ambiental interessados em pesquisar o bioma Cerrado e suas belezas.

Fica aqui os nossos agradecimentos ao Prof. Carlos Eduardo de Mattos – coordenador do curso de gestão ambiental da UNIFEV (Votuporanga), e também ao Prof. Marcelo, coordenador do curso de gestão ambiental do IFTMT, ao colega Renato Cerqueira e os alunos das universidades visitadas, e um agradecimento especial ao Pr. Henrique que nos recebeu com grande carinho na Fazenda Buriti.

Logotipo
Endereço
  • Largo Sete de Setembro-52 Cj 303
  • -Liberdade
  • São Paulo-São Paulo
Inovação e Companhia - 2021