Sobre nós

A  ANAGEA – Associação Nacional dos Gestores Ambientais – é uma instituição que tem por objetivo promover, congregar e representar os Gestores Ambientais em âmbito nacional.

 

💡Fundada em 16 de fevereiro de 2008, a ANAGEA nasce devido a ausência de representação da classe frente às discussões relacionadas ao reconhecimento, regulamentação e inserção do profissional da Gestão Ambiental no mercado de trabalho.

 

Em 16 de fevereiro de 2008, na cidade de São Paulo, a Associação Nacional dos Gestores Ambientais (ANAGEA) foi fundada com o propósito de divulgar a profissão e defender o espaço do Gestor Ambiental. O evento reuniu 63 participantes de diversas cidades do Estado de São Paulo, incluindo Sorocaba, Votorantim, Salto, Mairiporã, Campinas e Guaratinguetá. A ANAGEA, desde sua criação, tem se empenhado em esclarecer as funções e habilidades do gestor ambiental, além de advogar pela regulamentação da profissão. Seu papel é crucial para lidar com questões ambientais, tanto no âmbito público quanto na sociedade em geral.

 

Primeira Regional da ANAGEA

 

Em 18 de janeiro de 2014, um grupo de trabalho se uniu para fundar a primeira regional da ANAGEA no Brasil, a ANAGEA/RJ. Os representantes dessa regional tinham como objetivo agregar gestores ambientais no estado do Rio de Janeiro, promovendo o reconhecimento da profissão e apoio às iniciativas para aprovação do Projeto de Lei de Regulamentação da Profissão de Gestor Ambiental - PL 2664/2011. A ANAGEA/RJ desempenha um papel fundamental ao fortalecer a atuação dos profissionais de Gestão Ambiental e contribuir para o desenvolvimento sustentável da região.

 

Principais ações da ANAGEA

 

Como construção da identidade do profissional de Gestão Ambiental, podemos citar as seguintes conquistas pela ANAGEA:

 

  • Regularização da atividade de Tecnólogo em Gestão Ambiental, pelo Ministério do Trabalho, que antes não era considerado profissão por não possuir o Código Brasileiro de Ocupação – CBO 2140-10 (CBO – Descrição - mtecbo.gov.br)
  • Reconhecimento do Gestor Ambiental pelo Conselho Regional de Química – Resolução Normativa CFQ Nº 259 DE 16/01/2015;
  • Criação da carreira de especialista em meio ambiente para os formados em Gestão Ambiental – Lei Nº 13.026/2014 .