Anagea

Associação Nacional dos Gestores Ambientais

  • Início
  • Quem Somos
    • Diretoria
    • Contato
  • Regionais – GT’s
  • Serviços
    • Recurso para Editais
  • Gestor Ambiental
    • Quem é o Gestor Ambiental?
    • Dia do Gestor Ambiental
    • Gestores em Ação
  • Associados

07.10.2008 – ANAGEA no Distrito Federal

Renato Leitão (representante dos alunos da FAMETEC) e Profª Vera Lucia de Souza (Coord. do curso de Gestão Ambiental da FAMETEC)
Renato Leitão (representante dos alunos da FAMETEC), Fransueldo, Léo e Alexandre (ANAGEA) e Profª Vera Lucia de Souza (Coord. do curso de Gestão Ambiental da FAMETEC)

No último dia 7 de outubro, os membros da diretoria executiva da ANAGEA, o presidente Léo Urbini, 1º Vice-presidente Alexandre Robim e o 2º Vice-presidente Fransueldo Pereira da Silva estiveram em Brasília para ministrar uma palestra no 1º Encontro de Gestores Ambientais do Distrito Federal, sediado pela Faculdade de Meio Ambiente e Tecnologia (FAMATEC), comandada pela Coordenadora do Curso de Gestão Ambiental, Profª Vera Lúcia de Souza, e organizado pelos alunos e professores de Gestão Ambiental da faculdade.

Além de apresentar a Associação e seu histórico, entre os assuntos abordados estavam a questão da regulamentação e criação de conselho profissional, o cenário atual do mercado de trabalho para o Gestor Ambiental e a posição da profissão no CREA/CONFEA – além da discussão da criação de uma sede da ANAGEA no Distrito Federal, onde foi criada uma comissão representada por quatro instituições presentes no evento: a Universidade Católica de Brasília (UCB), Centro Universitário Luiz de Camões, Unicesp e Universidade Católica de Goiás (UCG). Essa comissão foi composta por onze membros, liderada por Renato Leitão, aluno de Gestão Ambiental da FAMATEC, que terá como

Em pé: 2º Vice-presidente Fransueldo Pereira da Silva, Presidente Léo Urbini e 1º Vice-presidente Alexandre Robim. Sentados: Alvaro A. Guimarães - Chefe da Assessoria Parlamentar do Ministério e Solange Mescouto - Assessora da Coordenação de Identificação e Registro Profissional).
Em pé: 2º Vice-presidente Fransueldo Pereira da Silva, Presidente Léo Urbini e 1º Vice-presidente Alexandre Robim. Sentados: Alvaro A. Guimarães – Chefe da Assessoria Parlamentar do Ministério e Solange Mescouto – Assessora da Coordenação de Identificação e Registro Profissional).

objetivo estabelecer a diretoria da nova sede em Brasília. Aproveitando os dois dias de visita à capital do País, no di
a 8 os diretores da ANAGEA visitaram o Ministério do Trabalho onde obtiveram informações com Álvaro A. Guimarães (Chefe da Assessoria Parlamentar do Ministério) e Solange Mescouto (Assessora da Coordenação de Identificação e Registro Profissional) a respeito do procedimento para a obtenção do C.B.O. ( classificação brasileira de ocupações).

O resultado desta visita foi muito positivo e as informações obtidas serviram para grande conhecimento do assunto e aprofundamento nas questões de reconhecimento, regulamentação e criação de conselho profissional. Definitivamente, o apoderamento dos procedimentos se mostra a mais acertada decisão desta associação.

 


Nossa presença na FAMATEC foi cercada de muitos cuidados por parte dos organizadores do evento. Foi um processo que amadureceu ao longo de alguns meses e que contou com a participação de direção, coordenação, professores e alunos, todos absolutamente envolvidos e comprometidos em construir uma nova Gestão Ambiental, que não aceitam ficar à parte das decisões que dizem respeito a carreira que escolheram, que querem participar do processo, assim como nós da ANAGEA que consideramos de direito e dever de todos os GAs a construção de parâmetros que irâo deslindar este tão nobre ofício.

A ANAGEA não foi à Brasília ou vai a qualquer outro lugar deste Brasil levar soluções ou receitas, estaríamos repetindo no mesmo erro daqueles que resolveram apresentar um projeto sem discussões com a classe, sem amadurecer os verdadeiros conceitos da Gestão Ambiental. Quem somos e o que queremos? e nós teremos este privilégio, conversaremos sobre isso.

A ANAGEA na FAMATEC foi a manifestação de Gestor Ambiental que há dentro de cada um dos que construiram e/ou compareceram ao evento, nos sentimos absolutamente à vontade para falar de modo transparente sobre o que precisamos fazer e não sobre o que está feito, e o resultado foi a escolha de uma comissão para criação da ANAGEA- DF, que conversará sobre os problemas dos GAs e tomará atitudes fundamentadas na participação, esta é a ANAGEA , assim trabalha a ANAGEA ,com respeito aos GAs e a cada cidadão deste país.

De Brasília trazemos o afeto e a recepção extraordinários. À Profª Vera Lucia de Souza, coordenadora do curso de Gestão Ambiental, incansável apoiadora da consolidação de nossa carreira e a todos que direta ou indiretamente estiveram envolvidos no evento, nossos agradecimentos. Certos que teremos muito trabalho e nos veremos muitas outras vezes.

Até breve!
Léo Urbini – Presidente ANAGEA

Post navigation

27.10.2008 – ANAGEA palestra na Universidade de Guarulhos → ← 26.07.2008 – ANAGEA participa do III Encontro ENEGeA

Menu Principal

  • Início
  • Quem Somos
    • Diretoria
    • Contato
  • Regionais – GT’s
  • Serviços
    • Recurso para Editais
  • Gestor Ambiental
    • Quem é o Gestor Ambiental?
    • Dia do Gestor Ambiental
    • Gestores em Ação
  • Associados

Destaques

  • Regulamentação
  • PL 2664/2011
    • PL na Câmara dos Deputados
    • CBO
  • Abaixo-assinado
  • Linha do Tempo – ANAGEA
  • Comunicados

Últimas Notícias

  • 05.08.2016 – Encontro com Nilto Tatto
  • 09.05.2014 – Reunião com deputado em Brasília
  • 09.09.2013 – ANAGEA participa da “Frente Parlamentar Ambiental” e reúne-se com deputado federal Arnaldo Jardim, relator do PL 2664/11
  • 21.06.13 – ANAGEA reúne-se com relator do PL 2664/11 e discute proposta que regulamenta profissão de gestor ambiental
  • 21.05.12 – ANAGEA na Semana de Meio Ambiente da UNISO
Powered by WordPress | theme SG Double