
Petrina Teixeira Santos, Graduada em Tecnologia da Gestão Ambiental pelo UniBH, teve seu projeto monográfico, Transformoleum, contemplado como finalista da Premiação Internacional ECO – RETO 2013. Entre os 130 projetos enviados, apenas 08 foram selecionados para a etapa final que acontece na Guatemala, entre os dias 01 e 04 de junho.
Pela primeira vez o Brasil é representado na competição que acontece há 05 anos e já envolveu 4.916 equipes, em 72 países –http://www.ticamericas.net/noticias/dc041513.php.
Sobre o projeto Transformoleum : foi idealizado para minimizar o problema do descarte inadequado do óleo de cozinha residual nos centros urbanos e a vencer o desafio da conscientização da população quanto aos impactos ambientais negativos gerados por este processo.
Propõe-se a realização de campanhas de educação ambiental para a população residente em diversas localidades, a providência da logística reversa do recolhimento destes resíduos em parceria com estabelecimentos comerciais locais para comercialização e/ou a precificação do próprio serviço de logística reversa e a doação dos materiais de limpeza às comunidades.
Em face disto, o projeto é integralmente pautado nos três vieses da sustentabilidade. A área de meio ambiente é abordada com o desenvolvimento do programa de educação ambiental para a população; a econômica, abordada na precificação do negócio e a social, no envolvimento da comunidade no processo, bem como na possibilidade de doação dos materiais produzidos.
Confira a entrevista que a tecnóloga em Gestão Ambiental concedeu ao Centro Universitário de Belo Horizonte – UNIBH referente à classificação como finalista da Premiação Internacional TIC Américas Eco Challenge 2013.