
A ANAGEA esteve representada pelo presidente da Regional Sorocaba e 1º Tesoureiro da ANAGEA, Gerson Eli Fernandes, no lançamento da Associação de Gestores Ambientais do Piauí – AGAPI.
Cerca de 80 pessoas, entre estudantes e graduados, estiveram presentes. A solenidade iniciou-se as 19:30 horas com a formação da mesa composta pelas autoridades: Dalton Macambira (Secretario Estadual de Meio Ambiente), Deocleciano Guedes (Secretario Municipal de Meio Ambiente de Teresina), Lilian Melo (IFPI/AGAPI), Leonardo Madeira Martins ( Presidente da AGAPI), Gerson Eli Fernandes ( Presidente da ANAGEA regional Sorocaba) e Adriano (OAB/PI)
Todos fizeram suas explanações falando da importância da criação de uma associação de cunho Estadual, e como isso ajudará o profissional na sua inserção no mercado de trabalho.
Após as explanações da mesa, o representante da ANAGEA no evento iniciou sua apresentação, mostrando um pouco do histórico da Associação, desde sua fundação, passando pelas reuniões, palestras e eventos, até os pontos chaves como a inclusão do Gestor Ambiental na Classificação Brasileira de Ocupações – CBO, onde a ANAGEA trabalhou forte para desvincular os gestores ambientais dos engenheiros ambientais, o PL 5825/09, que obriga as empresas constantes no cadastro nacional do IBAMA como potencialmente poluidoras a contratarem um profissional graduado ou pós-graduado em curso que lhe permita atuar em gestão ambiental, até o Projeto de Lei 2664/11, que trata da Regulamentação do Gestor Ambiental. Neste ponto, a tramitação do PL foi discutida, assim como o abaixo assinado, que até o momento conta com quase 7 mil assinaturas.
Após a apresentação da ANAGEA, o Presidente da AGAPI, Leonardo Madeira, iniciou sua explanação sobre a associação onde apresentou os principais objetivos e metas e de que forma ela irá atuar na busca por melhorias para os profissionais de gestão ambiental do estado do Piauí.
A ANAGEA ficou muito honrada com o convite e agradece a toda Diretoria da AGAPI, em especial ao seu presidente, Leonardo Madeira, que nos acolheu com entusiasmo e viabilizou toda a logística para que a ANAGEA pudesse estar presente neste tão significativo evento.
A criação da AGAPI é muito importante para unir forças e poder atuar frente aos grandes desafios enfrentados pelos Gestores Ambientais do Brasil, particularmente do estado do Piauí. Desejamos a Associação dos Gestores Ambientais do Piauí e seus representantes sucesso em busca de seus objetivos. Nós, da ANAGEA, nos colocamos a disposição para o que for preciso neste processo. Contem sempre com a gente e, mais uma vez, parabéns!
Quer que a ANAGEA palestre em sua universidade?
Entre em contato através do email anagea@anagea.org.br
Veja mais fotos desta palestra em nosso Facebook.