
O “IV Encontro de Gestores Ambientais – Compromisso dos Municípios“, realizado dia 21 de outubro de 2011 no Auditório Teotônio Vilela da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo pelo deputado federal Arnaldo Jardim (PPS-SP), reuniu cerca de 150 pessoas entre prefeitos, vereadores, secretários de meio ambiente, gestores ambientais e lideranças políticas, empresariais e de organizações não governamentais.
Regulamentação dos Gestores Ambientais
Logo no início dos trabalhos, o deputado abordou a questão da regulamentação da profissão de Gestor Ambiental, assunto que vem sendo discutido e trabalhado pela ANAGEA desde sua fundação. Salientou ainda a importância e o esforço da Associação em representar e lutar pela inserção do Gestor Ambiental no mercado de trabalho, possibilitando contribuir para o avanço do desenvolvimento sustentável do país através do exercício da profissão nas mais diversas frentes de trabalho.

Estiveram presentes no evento membros diretores da ANAGEA, tendo composto a mesa o ex-presidente da Associação, Léo Urbini, que hoje atua como colaborador da instituição para assuntos que tratam da regulamentação.
Estima-se que existam cerca de 80 mil Gestores Ambientais no território brasileiro, em mais de 250 universidades que têm em sua grade o curso de Gestão Ambiental.
A regulamentação é de fundamental importância pois define as atribuições de um profissional, deixando normatizada suas funções, o que possibilita os profissionais exercerem suas atividades.