
Os membros Hugo D’angelo (1º Secretário) e João Paulo Rodrigues (Diretor de Comunicação e Imprensa), palestraram no dia 10 de agosto de 2010 na “Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho” (SIPAT), na STU (Sorocaba Transporte Urbano), em Sorocaba, interior de São Paulo.
Este é o segundo ano onde os dois participam do evento, que já teve como palestrantes o 1º vice presidente da ANAGEA, Alexandre Robim.
O tema este ano foi “Sustentabilidade”. Ambos decorreram sobre o assunto durante uma hora, abordando os problemas crônicos atuais – como o esgotamento do Rio Jordão, no Oriente Médio e o vazamento da British Petroleum – para levantar a questão se, conforme a definição de Desenvolvimento Sustentável dada pela Organização das Nações Unidas(ONU), estamos “suprindo as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das gerações futuras.”
Sugerindo soluções, foi dado o exemplo da cidade de Estocolmo, na Suécia (local da Primeira Conferência Mundial sobre Meio Ambiente em 1972), que curiosamente tem um bairro, chamado Hammarby Sjöstad, que é considerado um dos mais ecológicos do mundo!
Indo do global para o local, o consumo de cada um dos brasileiros, o problema das embalagens, das bitucas de cigarro, do desperdício de água, da falta duma educação ambiental que realmente transforme o indivíduo também fizeram os presentes pensar a respeito.

Aproveitando o gancho, algumas dicas sustentáveis foram dadas como o uso do transporte coletivo, coleta seletiva dos resíduos e dicas de compostagem que qualquer um pode fazer em sua própria casa, basta ter criatividade e disposição.
Tudo foi abordado respeitando a seriedade do tema, mas também com sensibilidade e muito bom humor.
O evento contou com cerca de 50 colaboradores, entre funcionários e visitantes. Os presentes participaram através de perguntas e dúvidas que foram esclarecidas.

Ao final, foi feito uma simulação da pegada ecológica com um dos presentes, o Claudir, e apesar dele comer carne apenas duas vezes por semana, levar em conta a preocupação dos produtos que consome com o meio ambiente e nunca ter viajado de avião, de acordo com o programa, se todas as pessoas que habitam a Terra consumissem como nosso voluntário amigo, ainda assim seriam necessários dois planetas para suportar a demanda.
Ficou claro que os problemas ambientais não são situações das quais devemos sentar e esperar dos governantes providências. É hora de olhar pro próprio umbigo, mudar hábitos e sair da zona de conforto de cada um para inspirar outros, fazendo a nossa parte através da mudança dos paradigmas diários a qual cada um de nós estamos, em maior ou menor grau, atados.