
No dia 4 de agosto os membros da ANAGEA, presidente Alexandre Robim, vice presidente Minoru Furuya, diretora administrativa Raquel Moraes, o tesoureiro Gérson Eli e o diretor de comunicação e imprensa João Paulo estiveram reunidos, na sede do Conselho Regional de Química – CRQ – de São Paulo, com o presidente do conselho, Sr. Manlio de Augustinis, o superintendente José Glauco e Sergio Rodrigues, do departamento de infraestrutura. Na ocasião discutiram os caminhos, os cursos e quais as atribuições que o CRQ e a gestão ambiental podem compartilhar.
Lembrando que o Gestor Ambiental exerce muitas funções onde há atividade química, o presidente Manlio comentou que um dos grandes problemas no Brasil em relação a área química, é que existem mais de 40 títulos relativos ao setor, dificultando as atribuições permitidas.
O Gestor Ambiental sabe muito bem disso, pois também sofre com as diferentes nomenclaturas dos cursos de Gestão Ambiental espalhados pelo país. E isso confunde as empresas na hora de contratar o G.A. e também os Conselhos que, dependendo da grade curricular, podem ou não conceder as atribuições.
Abaixo há uma tabela fornecida pelo CRQ para que possamos entender um pouco mais sobre como funciona as atribuições dentro do Conselho, de acordo com a nomenclatura e grade curricular de cada curso de Gestão Ambiental.
Todos os representantes do CRQ foram solícitos e a reunião foi descontraída e produtiva. Fomos muito bem recebidos e disseram que as portas do CRQ estão abertas aos Gestores Ambientais.
Agradecemos aos Srs. José Glauco, Manlio e Sério Rodrigues por nos receberem tão bem e em especial a secretária Tereza, que foi muito atenciosa, cordial e solícita.
Tabela de Atribuições do Conselho Regional de Química – CRQ relativo a área ambiental (clique na imagem para download):